sábado, 28 de maio de 2011

Conjunção Saturno Porrima

Nos últimos dias muita gente ligada à astronomia tem comentado sobre a conjunção entre Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter nas últimas horas da madrugada. Urano também tem estado mais ou menos na mesma região do céu. E quando a Lua passa por lá, a confusão está completa.

Mas para que tem dificuldades de acordar cedo, há uma outra conjunção em andamento, mas que anda meio renegada. Trata-se do planeta Saturno e da estrela Porrima, da constelação da Virgem. Na foto abaixo, a conjunção está no centro da foto, com Porrima à esquerda e Saturno à direita.



Esta foto foi tirada no dia 25 de maio de 2011 em Curitiba. No começo do mês que vem os dois corpos estarão em sua aproximação máxima, com pouco mais de 15 minutos de arco. Saturno então iniciará um movimento retrógrado, afastando-se da estrela pelo mesmo lado que veio se aproximando.

O esquema abaixo mostra a posição relativa do par. A linha vermelha indica o caminho de Saturno pelo céu, onde os números indicam o dia, a partir de 8 de maio na linha de cima, até dia 12 de junho na linha de baixo.



Lembrando: sempre clique nas imagens para ampliar.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Semana Memorável

A semana de 02 a 06 de maio em Curitiba foi espetacular em termos de limpidez do céu. Raridade por aqui, tivemos vários crepúsculos espetaculares e noites limpas.

Isso foi resultado de uma massa de ar polar que penetrou o sul do Brasil depois da passagem de uma rápida frente fria, no domingo dia 1°. De segunda até quarta as temperaturas ficaram baixas, e na quinta e sexta ficaram amenas, bem agradáveis, mas sempre acompanhadas por céu praticamente livre de nuvens.

Na segunda-feira o céu estava tão límpido e livre de poluição que o Sol, mesmo quase se pondo, estava quase tão forte quanto ao meio-dia! Na foto abaixo, tive que reduzir tanto a exposição que o céu praticamente não apareceu, por causa do intenso brilho do Sol.



Nessas condições, o que me chama muito a atenção pela sua beleza é o Cinturão de Vênus, a faixa avermelhada que se ergue no céu depois do pôr do Sol, mas no lado contrário. Ela divide a parte da atmosfera iluminada pelo Sol da parte mergulhada na sombra.



Mais tarde resolvi brincar com astrofotografia urbana. Fiz tudo o que não se faz em uma cidade. Tudo bem, foi apenas por desafio. Assim, segue uma foto do objeto celeste catalogado por Messier como número 4, ou M4, na constelação do Escorpião.



E M17, ou Nebulosa Ômega, em Sagitário.



Na terça-feira o céu fechou logo após o pôr do Sol. Mas na quarta tivemos outro anoitecer lindo. Abaixo, o céu logo após o pôr do Sol.



Foi então que notei a Lua. Estava fina... tão fina quanto um fio de seda!!!





Na quinta a beleza do anoitecer se repetiu, com a presença da Lua fina. Mas foi na sexta que tive mais trabalho. Um flare de Iridium com magnitude de pico -7 (ou seja, muito brilhante) ocorreria às 18:38:09. Devido à limitação de ângulo de dentro do apartamento, resolvi descer para fotografar e vê-lo. Uma moradora do prédio, que chegava, foi ver o que eu estava fazendo. Ela teve a sorte de chegar exatamente na hora do flare! E achou um espetáculo!! Eu que me distrai um pouco e não mirei bem a câmera, mas valeu! Ainda por cima peguei um avião que passara poucos segundos antes do satélite.



Mas no sábado anterior a toda essa conversa, dia 30 de abril, o céu deu um espetáculo depois da meia-noite. Houve uma chuva à tarde, seguida por uma condição que dispersou todos os poluentes do ar. Resultado: céu maravilhoso de madrugada, considerando-se um ambiente totalmente urbano. Da casa da minha noiva vi objetos celestes que nunca vejo da cidade, dentre eles o Messier 7 e Ômega do Centauro. Esse último particularmente nunca imaginei que um dia veria de dentro de Curitiba!

Chegando em casa algumas nuvens altas apareceram, mas na verdade elas adicionaram uma beleza particular. Elas eram onduladas.



Semana memorável!!!