terça-feira, 28 de junho de 2011

Pôr do Sol, eclipse, nascer da Lua - tirando o atraso!

Esses tempos andei ocupado com assuntos pessoais, mas o Sol e a Lua não pararam de dar espetáculos. Resultado: acúmulo de material! O dia mais importante em termos atmosféricos e celestes dentro dos últimos dias foi 15 de junho, dia do eclipse lunar total.

Mas esse eclipse foi limitado para nós aqui no Brasil, pois a Lua já nasceu eclipsada. Em Curitiba, especialmente, a grande poluição no ar causada pela falta de chuvas limitou ainda mais a visão do eclipse. Dessa forma, só pude começar a perceber a Lua quando ela inicou sua saída da sombra.

Um pouco mais tarde a Lua, já mais alta no céu e na fase parcial do eclipse, apareceu melhor.

O eclipse às 18:11

De qualquer forma, tentei pegar em foto a Lua ainda na fase de totalidade.

O eclipse às 17:59.

Não resisti e fiz uma brincadeira em HDR logo após a totalidade, já com uma pequena parte da Lua brilhando ao sol. O HDR é uma técnica utilizada para se tentar fotografar objetos com muita diferença de brilho. Com isso eu quis pegar detalhes tanto na área de sombra como na área iluminada da lua.

O eclipse em HDR.

O show continuou no dia seguinte, 16 de junho. O pôr do Sol foi lindo, com o disco solar afetado pela estratificação da atmosfera. Essa condição se deve ao fato do perfil vertical de temperatura não seguir o padrão normal, havendo camadas de inversão térmica (aumento da temperatura com o aumento da altitude). Note na foto que, do lado direito do disco solar, aparecem algumas manchas solares.


Aproximadamente uma hora depois, nasce a Lua por detrás da Serra do Mar!


Vamos ver o que os próximos dias nos reserva!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pôr do Sol Estratificado

No dia 12 de junho de 2011 acompanhei o pôr do Sol em Curitiba. O tempo por aqui anda bastante seco e limpo, condição ideal para a formação de inversão térmica e o consequente aprisionamento de poluentes sobre a cidade.

Isso porque a temperatura tem variado bastante durante o dia, com mínimas de 4 graus e máximas de 20. A falta de umidade no ar permite uma grande perda de calor pr parte do solo durante a noite, deixando uma camada de ar mais frio próximo à superfície, caracterizando a inversão térmica. Em outras palabras: o ar fica estratificado.

O Sol, baixo no horizonte, evidencia algumas camadas de inversão. Seu disco aparenta estar com algumas orelhas por conta dessas camadas.

sábado, 4 de junho de 2011

Conjunção Saturno Porrima II

Saturno e Porrima continuam de braços dados nos céus. No dia 29 tirei mais algumas fotos dessa duplinha.


Nesta foto um avião em aproximação ao aeroporto de Curitiba quase os tocou. Saturno e Porrima são os dois pontinhos logo acima do rastro do avião, um pouco à esquerda. À direita deles, também acima do rastro, está a estrela Spica.


Aqui a duplinha está quase no centro. Grande parte do campo desta foto pertence à constelação da Virgem, da qual Porrima faz parte.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Lua Nova

No dia 1° de junho houve um eclipse solar parcial um tanto especial. Ele ocorreu no Àrtico, e à meia-noite. Ou seja, eles tiveram um eclipse do Sol da Meia-Noite. Eu não fui lá ver, mas um dia depois, dia 2, decidi tentar achar a Lua no céu, que estaria tão fina quanto um fio de seda.

O ciclo lunar é contado em dias a partir da Lua nova, ou seja, a partir do momento que a Lua passa pelo seu ponto mais próximo do Sol, vista da Terra. Uma Lua de 7 dias, por exemplo, é uma Lua crescente, uma semana depois da Lua nova. Normalmente diz-se que a Lua está com tantos dias de idade.

A foto abaixo mostra a Lua com 0,97 dia de idade, ou seja, pouco menos de 24 horas. Foi a Lua mais fina que já consegui ver. Ao binóculo eu percebia aquele fio de seda, tão fino quanto a lâmina de uma navalha! Nunca tinha visto a Lua tão fina assim. Ela está próxima da borda superior da foto.


Se o tempo estiver bom faço uma nova tentativa na próxima Lua nova.