domingo, 12 de fevereiro de 2012

Flash Verde

O flash verde, em se relacionando ao Sol, é um fenômeno que ocorre normalmente durante seu ocaso ou nascer. Dificilmente é observável a olho nu. Mas se acompanharmos o Sol descendo em direção ao horizonte por um telescópio munido de filtro solar, por vezes podemos notar pedaços do disco aparentemente se desprendendo e assumindo a cor verde. É o flash verde. Além do mais, o disco solar parece com várias indentações ao invés de um círculo perfeito.

O Sol, na verdade, é como uma bola perfeita. Mas nossa atmosfera se encarrega de distorcer a imagem. Variações bruscas no perfil vertical de temperatura do ar fazem essas distorções ficarem mais evidentes, por vezes culminando em flashes verdes, verdadeiros lampejos de luz verde conforme explicado no parágrafo anterior.

Isso ocorreu no pôr do Sol do dia 11 de fevereiro de 2012 em Curitiba. De lambuja, um guindaste usado na construção de um shopping aparece na frente do Sol.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Lua

Olá pessoal! No dia 31 de janeiro resolvi brincar um pouco com a Lua, até para comemorar a volta do céu livre de nuvens nas noites curitibanas depois de mais de 1 mês com o tempo nublado. Na terceira foto o que se destaca é uma linha escura no meio de uma grande cratera, localizada no terminador (trecho que divide a porção iluminada da não iluminada da Lua). Essa linha é a sombra de um grande degrau na superfície, como se fosse uma grande chapada.