quinta-feira, 18 de abril de 2013

Palestra sábado dia 27

Olá pessoal, no sábado dia 27 de abril darei uma palestra no Colégio Estadual do Paraná, entitulada "Astronomia no Avião - Aprenda a Observar o Céu e a Terra durante seu Vôo". Trata-se de uma palestra do mini-curso de astronomia para a comunidade, oferecido pelo Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná, do qual pertenço. Será às 19 horas, provavelmente ou no planetário ou na sala 113.

Abaixo, uma foto mostrando a cuvatura da Terra visto de um vôo entre São Luis e Brasília. Tomei o cuidado de deixar o horizonte passar pelo centro do enquadramento, para não haver curvatura induzida pela lente da câmera.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sírius

 
Sírius é a estrela mais brilhante do céu do nosso planeta. Pertence à constelação do Cão Maior, não muito longe de Órion com sua Três Marias. Aliás, as Três Marias praticamente apontam para Sirius. 

Essa estrela pode ser mais surpreendente ainda quando baixa no horizonte. Os efeitos da nossa atmosfera instável, com sua turbulência, desviam ligeiramente os raios de luz da estrela, separando as diversas cores que compõem seu espectro. Como resultado, ela começa a cintilar mais intensamente, mostrando várias cores, como se fosse a luz de uma discoteca. As mudanças de cores são muito rápidas, mas podemos perceber vemelhos, verdes, azuis, magentas, amarelos... enfim, uma rápida sucessão de cores vivas.

Há uma brincadeira clássica entre os fotógrafos de se deixar o obturador da câmera aberto e balançar a câmera apontada para Sirius. As várias cores ficam registradas em uma linha entrelaçada. No dia 5 de abril resolvi fazer essa brincadeira, e algumas outras, com a estrela. O resultado da brincadeira clássica está na foto abaixo.

 
Na brincadeira seguinte, coloquei a câmera acoplada a um telescópio sobre uma montagem equatorial (equipamento que acompanha a rotação da Terra). Estando a montagem solta (não travada) fiz um movimento com a câmera de modo que a estrela percorresse uma linha reta no enquadramento durante aproximadamente 1 segundo.


Então, resolvi fazer um pequeno vídeo em time lapse da estrela vista no telescópio, desfocada. Este vídeo está no youtube no seguinte link:

http://www.youtube.com/watch?v=s9DNVR8uhSE

Aliás, é uma bela visão apontarmos um telescópio ou mesmo binóculo para Sirius baixa no céu e desfocarmos o equipamento. O resultado é um círculo pululante de cores.

Quando Sirius estava para se pôr, resolvi deixar a câmera e o telescópio registrando seu ocaso. Contudo, as cores não eram mais visíveis.