segunda-feira, 29 de março de 2010

O Crepúsculo do Aniversário

Hoje foi um dia especial para Curitiba. Não somente pelo aniversário da cidade, que completa 317 anos desde sua fundação... também pela confusão meteorológica, que fazia o céu de qualquer momento não lembrar em nada o céu de 30 minutos antes.

Amanheceu apenas nublado, depois de intensas chuvas na noite anterior. No final da manhã, uma chuva intensa se abateu, acompanhada de vento que me fez ficar todo molhado na hora do almoço, mesmo com guarda-chuva. Sorte que eu estava de bota impermeável. Estava mais frio ao meio-dia, com 19 graus, que às 8 da manhã, quando estava 20,5 graus. Outra pancada violenta de chuva caiu no começo da tarde. Depois a chuva se afastou para leste e o sol apareceu a oeste, revelando um belo arco-íris. Pouco tempo depois, lá pelas 17 horas, quase todas as nuvens sumiram. Fazia um calor gostoso, de 20,5C.

No pôr do Sol, às 18:20, o céu estava quase totalmente azul, com uma bela formação de nuvem a oeste, no poente. Era uma nuvem de grande desenvolvimento vertical, daquelas que se forma com calor. Era como se tivesse feito um calor terrível durante a tarde, com sol ardente. Essa nuvem, ao se desenvolver, pegou uma região com ventos de altitude. O resultado foi um cisalhamento da nuvem para a esquerda.

Essa nuvem, juntamente com uma irmã igual mais afastada, projetou uma sombra que percorreu todo o céu, originando os chamados raios crepusculares e anti-crepusculares. No nascente, a Lua aparecia no prolongamento desses raios.

À noite, o belo planeta Saturno fez sua aparição logo à esquerda da Lua, revelando uma bela visão ao telescópio. Mais tarde, uma neblina cobriu a cidade, vinda da Serra do Mar, deixando o céu encoberto e com visibilidade prejudicada.

Hora do Planeta 2010 - resultados em Curitiba

A Hora do Planeta, promovida no último dia 27 de março em todo o mundo, encontrou forte eco em Curitiba, com forte apoio do HSBC.

Veja a notícia em:

http://www.horadoplaneta.org.br/noticias_aberto.php?id_not=70

sexta-feira, 26 de março de 2010

A Hora do Planeta - 27 de março

A Hora do Planeta é um ato simbólico para conscientização do aquecimento global, a nível mundial. Nesse ato, luzes são apagadas durante uma hora. A Hora do Planeta começou em Sidney, Austrália, em 2007. Em 2008, houve a participação de 371 cidades ao redor do mundo. O Brasil participou pela primeira vez em 2009, com mais 87 países, totalizando mais de 4 mil cidades. Meio bilhão de pessoas participaram.

Neste ano espera-se alcançar 1 bilhão de pessoas. A campanha será dia 27 de março, das 20:30 às 21:30. Participe você também, apague suas luzes nessa hora!

Em Curitiba, a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e a Prefeitura da cidade são apoiadoras da campanha. Os monumentos que apagarão suas luzes na cidade são:

- Teatro Paiol
- Fonte dos Anjos
- Torre da Biodiversidade
- Estufa do Jardim Botânico
- Linha Verde - monumento de bambu
- Fontes das praças Generoso Marques e Santos Andrade
- Portal de Santa Felicidade
- Portal Polonês
- Pista de atletismo da praça Oswaldo Cruz
- Cancha da praça Ouvidor Pardinho.

Mais informações:

http://www.horadoplaneta.org.br/

segunda-feira, 22 de março de 2010

Anoitecer de Fogo

Mais um anoitecer magnífico em Curitiba, no dia 22 de março de 2010.








domingo, 21 de março de 2010

Astronomia de Calçada em Curitiba - resultados no Colégio

Ontem, 20 de março, realizou-se no mundo todo a Quarta Noite Internacional da Astronomia de Calçada. Curitiba teve uma tarde muito quente, e isso provocou uma chuva de verão aproximadamente às 16 horas. Mas o céu tinha jeito que ia abrir.

De qualquer forma, estávamos todos escalados para recebermos o público nos diversos locais da cidade citados nas postagens anteriores. No meu caso particular, meu local seria o pátio do Colégio Estadual do Paraná.

Realmente o céu começou a abrir aproximadamente às 18 horas, mas ainda deixando algumas nuvens de média altitude. Meus colegas escalados para os outros locais da cidade pegaram seus equipamentos no colégio e seguiram para seus destinos. Eu fiquei no colégio com minha namorada Cris e mais alguns colegas.

À noite o céu estava com várias aberturas grandes por onde o planeta Marte e muitos outros objetos celestes interessantes brilhavam. Primeiramente compareceu ao local uma professora do colégio, colega da minha namorada, trazendo suas filhas. Marte encantou as crianças. Foram apresentadas à elas, também, o aglomerado Caixinha de Jóias, M41, Nebulosa de Órion e Nebulosa da Carina. Mais tarde, quando uma nuvem maior cobriu grande parte do céu, partimos para o plano B, anteriormente preparado para um caso desses. Numa tenda próxima, um projetor de multimidia estava montado, projetando o software Stellarium, que simula o céu. Mais pessoas chegaram ao local, e todo mundo assistiu a uma apresentação do céu feita pelo prof. João Carlos e pelo ilustre prof. José Manoel, que compareceu ao local.

Depois de uns 20 minutos o céu apresentou boas aberturas, onde Saturno resplandecia. Chamei a Cris, minha namorada, para vê-lo. Nunca tendo tido essa visão antes, ela ficou encantada com os anéis do planeta. Fui então avisar o pessoal que assistia à apresentação que o céu abrira, dessa vez quase totalmente. O planeta Saturno já se encontrava alto e todo mundo ficava maravilhado com a visão.

Nesse momento o Lucas, que estava assessorando o público próximo ao teatro do SESC da Esquina, se juntou a nós. Comentou que lá foi um sucesso.

Mais tarde, as primeiras pessoas já haviam ido embora e chamei minha namorada à tenda para ver uma apresentação que eu montara anteriormente, com fotos tiradas por mim. O prof. João se encontrava lá também. No final da apresentaçãop, o prof,. Amauri chamou a Cris dizendo que novas pessoas haviam comparecido ao local: um aluno da quinta série dela e seus pais.

E foi desse aluno que partiram os "uauuuu's" mais emocionantes da noite. O planeta Saturno o encantou tremendamente, assim como a todos os outros presentes. Os pais dos alunos também ficaram encantados com a visão dos anéis.

O garoto conheceu, então, Marte, a Caixinha de Jóias, Nebulosa de Órion, M41, Nebulosa da Carina, o grande aglomerado na Carina e o aglomerado NGC 3114 (também na Carina). Cada um desses objetos, principalmente o grande aglomerado na Carina, despertou um grande "uauu" do garoto. Ele não queria sair, mesmo com a insistência da mãe após às 23 horas. Ele me perguntava o que mais tinha para se ver no céu. Seus pais também ficaram maravilhados com a quantidade de estrelas nos aglomerados da Carina.

Muitas pessoas sairam com novas imagens do céu, que ficarão na lembrança, novas concepções e a certeza que não só de planetas é feito o céu.

Abaixo disponibilizo duas fotos das pessoas assistindo à apresentação do Stellarium, enquanto o céu estava fechado.



quinta-feira, 18 de março de 2010

Noite Internacional da Astronomia de Calçada - Mudança em Curitiba!

Houve alteração em um dos locais de observação em Curitiba! Segue a lista atualizada e final:

- Teatro Positivo;
- SESC da Esquina;
- Estacionamento do Colégio Estadual do Paraná;
- Esquina da Sete de Setembro com Desembargador Westfalen.

Para os quatro locais acima, o Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná (CACEP) estará atendendo o público a partir das 19:30 horas.

O grupo Nevoeiro estará atendendo o público no Parque Barigui, perto da ponte de madeira da pista de cooper, e dos aparelhos de ginástica popular, a partir das 18 horas.

Data: 20 de março

quarta-feira, 17 de março de 2010

Anoitecer de Fogo

No dia 15 de março os curitibanos puderam presenciar um lindo anoitecer. Uma frente fria se formara próxima ao Paraguai e norte da Argentina entre os dias 12 e 13 onde antes não havia nuvem nenhuma. Constituída por nuvens altas, ela avançou para Curitiba no dia 13 à noite, deixando o céu nublado com essas nuvens altas no dia 14. No dia 15 as nuvens continuavam sobre a cidade, mas uma faixa do céu sobre o horizonte oeste e sul estava aberta, com céu azul. Essa condição se manteve o dia todo, de modo que o Sol apareceu poucos minutos antes do seu ocaso.

Ao se pôr, o Sol iluminou as nuvens sobre Curitiba por baixo, dando a elas belas cores do crepúsculo. A filtragem da luz azul pela atmosfera imprimiu na base das nuvens belos tons de laranja e vermelho.

Confiram!





terça-feira, 16 de março de 2010

Noite Internacional da Astronomia de Calçada - atualização

Locais confirmados para a realização do evento em Curitiba:

- Teatro Positivo;
- Praça Eufrásio Correia;
- Colégio Estadual do Paraná;
- SESC da Esquina.

O grupo Nevoeiro estará coordenando atividades com o público no parque Barigui, perto da ponte de madeira da pista de cooper, e dos aparelhos de ginástica popular.

Fiquem ligados nos locais para a realização evento em sua cidade!

Data: 20 de março de 2010.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Noite Internacional de Astronomia de Calçada - atualização

Locais confirmados para a realização do evento em Curitiba:

- Teatro Positivo;
- Praça Eufrásio Correia;
- Colégio Estadual do Paraná.

Fiquem ligados nos locais para a realização evento em sua cidade!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Noite Internacional de Astronomia de Calçada

O dia 20 de março será a Noite Internacional de Astronomia de Calçada, um esforço a nível mundial para levar a astronomia para o público em geral. O objetivo desse evento é convidar clubes de astronomia, planetários e outras instituições ligadas à Astronomia a levarem seus telescópios e equipamentos para áreas onde a grande massa de público se encontra, como centros de cidades e praças públicas.

Procure saber sobre o evento na sua cidade. No caso de Curitiba, estão sendo organizadas sessões de observação do céu em alguns pontos estratégicos da cidade. Mais detalhes virão oportunamente.

Bons objetos para se observar em público nesse dia serão a Lua, Saturno, Caixinha de Jóias e Nebulosa de Órion, dentre outros.

Estrelas em Curitiba

Um raro céu estrelado em Curitiba no Dia Internacional da Mulher! E isso porque tivemos relâmpagos e chuva apenas uma hora e meia antes da foto abaixo!

A foto foi tratada digitalmente de uma forma meio artística para mostrar o céu e a cidade.

domingo, 7 de março de 2010

Arco de Contraste

No dia 3 de março tive que fazer uma viagem de avião de Curitiba ao Rio de Janeiro a serviço. Como a empresa cuida da reserva do vôo através de uma agência de turismo, cheguei na sala da agência no aeroporto já com o check-in feito. Meu lugar no avião: 12C. Pensei "não quero!" Pedi ao atendente da agência, quando fosse despachar minha bagagem, que mudasse para uma janela direita. Eu queria pegar o lado contrário ao Sol para ter uma melhor vista e talvez perseguir alguns fenômenos atmosféricos.

Ele voltou com um novo cartão de embarque. Dessa vez meu lugar era o 17A. Fiquei tentando lembrar se o A era no lado esquerdo ou direito do avião. Não lembrava, então deixei quieto. Descobriria quando entrasse na aeronave.

Dentro do avião vi que o lado A era o esquerdo. Pensei "não quero!" Mas não tinha o que fazer. Bem, deixei todos os passageiros entrarem e então procurei um lugar vago à janela direita. E não é que tinha, ali perto? Ficava no 20F! Fui para lá!

E fui recompensado durante o vôo. Além das vistas do litoral do Paraná com a Ilha do Mel sob um sol danado, vi um fenômeno chamado "arco de contraste". Esse arco se forma sobre o topo de algumas nuvens e só pode ser visto de avião ou sobre uma alta montanha. Trata-se de um arco esbranquiçado sobre as nuvens, centrado no ponto anti-solar (o ponto oposto ao sol).

Vejam as fotos: