quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cometas de 2013


Olá pessoal,

Este ano de 2013 pode ser um ano bom com relação a cometas. No presente momento temos dois cometas se aproximando do Sistema Solar interno e, portanto, da Terra. Um deles é o Panstarrs, e o outro é o Lemon. Em novembro, se tivermos sorte, ainda poderemos ter o cometa Ison.

Esses cometas ainda estão invisíveis a olho nu, portanto binóculos ou telescópios são necessários para se ver seus núcleos. O cometa Lemmon está com brilho maior que o Panstarrs e, portanto, tem sido alvo de caçadas por parte dos astrônomos amadores. Se você quiser tentar vê-lo, pegue um binóculo e o procure nos locais indicados na carta abaixo onde a posição do cometa está plotada para cada dois dias.

Caminho do cometa Lemmon em fevereiro de 2013.
Fonte: http://www.psychohistorian.org/display_article.php?id=201301231248_comet_lemmon.content
O Cruzeiro do Sul é a referência para se chegar nele. Ache o Cruzeiro (identificado como Crux na carta acima), localize seu braço maior e siga na direção dessa linha a partir da estrela de Magalhães, a que está na ponta da cruz. Nos dias 17 a 20 de janeiro ele passou por dentro da constelação, e desde então tem se dirigido em direção ao Pólo Sul Celeste, o ponto do céu na direção sul em torno do qual as estrelas parecem girar ao longo da noite (o centro dos círculos na carta). Estando tão próximo desse ponto, o cometa não se põe em nenhum momento para a maior parte do Brasil, condição conhecida como "circumpolar".

Lembre-se de se afastar da cidade grande, caso esteja em uma delas.

Boa sorte!

O cometa Lemmon, fotografado na praia de Atami, litoral do PR, no início da madrugada de 19 de janeiro. Ele é o pontinho verde perto do centro da foto. As estrelas do Cruzeiro do Sul são as mais fortes nos 4 cantos.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Cometas de 2013

Este ano há pelo menos 2 cometas para observarmos, ambos em março, chamados Panstarrs e Lemmon. Um outro, o Ison, pode fazer seu show em novembro caso resista à sua aproximação com o Sol sem se evaporar completamente.

 Os dois cometas de março já estão visíveis com instrumentos, sendo que consegui uma foto do Lemmon no começo da madrugada de 19 de janeiro na praia de Atami, litoral do Paraná. Ainda está sem cauda por estar ainda longe, mas o que me chamou a atenção foi sua posição singular. Ele estava exatamente dentro da constelação do Cruzeiro do Sul, exatamente sobre o cruzamento das linhas que fazem a cruz.

 As condições do tempo eram extremamente desfavoráveis. Nas duas noites que passei na praia, o Cruzeiro do Sul só se fez visível por 45 segundos na primeira noite. Tive que correr com a foto!

Na foto, as estrelas do cruzeiro estão nos cantos. O cometa é a mancha verde, e embaixo está o aglomerado Caixa de Jóias. Pretendo acompanhar a evolução dos dois cometas, sendo que em março pretendo me preparar para o show do Panstarrs. Caso se confirme esse show, vale a pena vocês se prepararem também, pois poderemos ter uma bela cauda após o pôr do Sol nas duas primeiras semanas do mês!
Cometa Lemmon, a mancha verde um pouco à esquerda do centro