Ontem, dia 23, recebi um telefonema às 19:40. Era meu amigo Júnior, avisando-me da presença de uma iridescência em uma nuvem, e estava impressionado com as várias cores desse fenômeno.
Trata-se a iridescência de um fenômeno ótico da atmosfera em que uma nuvem, normalmente pequena e não muito afastada do Sol, tinge-se com algumas cores meio metálicas, podendo haver presença de vermelhos, verdes, rosas e azuis.
Mas algo diferente havia nessa iridescência. A nuvem não estava muito próxima do Sol. Foi a iridescência mais afastada do Sol que eu já vi.
Depois do telefonema desci à rua para ver. Mas do meu ponto de vista o fenômeno não estava tão belo. Mais tarde falei com Melissa, namorada do Júnior, e ela falou estar impressionada com as tantas cores que tinha visto.
À noite quem me telefonou foi o fotógrafo Sérgio Mendonça, que disse ter tirado algumas fotos. Seguem abaixo duas de suas fotos das nuvens iridescentes, tiradas às 19:42, logo antes do pôr do Sol. As nuvens estava mais ou menos altas no céu, ou seja, bem afastadas do Sol.
Foto de: Sérgio Mendonça Júnior
Foto de: Sérgio Mendonça Júnior
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito louco cara! Mas acho que foi dia 23 hein? hehehe
ResponderExcluirCaramba que lindo !!
ResponderExcluirTem razão, foi dia 23, hehehe! Já arrumei :)
ResponderExcluirBem interessante essa nuvem....infelizmente por aqui nunca vi,não dessa forma!
ResponderExcluir