Muitas pessoas no mundo assistiam à final da Copa do Mundo entre Holanda e Espanha. Eram 17:08 no horário de Brasília, com o segundo tempo do jogo em andamento, já próximo do final. Mas algumas pessoas se preocuparam mais em saber como estava o tempo na Ilha da Páscoa, pertencente ao Chile. A sombra da Lua projetada sobre a Terra corria o Oceano Pacífico em direção à referida ilha, lá chegando às 14:08 horário local (a ilha está 3 horas atrasada em relação à Brasília). A sombra deixaria o Sol coberto por mais de 4 minutos.
O CACEP (Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná) teve dois representantes na ilha: o Mário Freitas e o construtor de telescópios Sandro Coletti. O tempo colaborou muito, especialmente pelo histórico perturbador da ilha quando à nebulosidade. Chovera bastante no dia anterior. E em muitos outros dias.
Em seu caminho a sombra atingiu a cidade de El Calafate, na Patagônia Argentina, próximo ao pôr do sol local. Lá, também, o tempo colaborara com um céu limpinho. E lá, também, as nuvens tomam conta do céu a maior parte do tempo, historicamente.
O eclipse foi um sucesso nesses dois locais! Como a sombra da Lua pegou oceano na maior parte do caminho, El Calafate e Ilha da Páscoa eram praticamente os únicos locais de terra firme onde o eclipse poderia ser observado.
Algumas fotos podem ser vistas dentro do site Space Weather, no seguinte endereço (não se esqueçam de acessar outras páginas, disponíveis no site):
http://spaceweather.com/eclipses/gallery_11jul10.htm
E dois vídeos aqui:
http://www.solareclipse.es/index_en.html
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário