quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sol Manchado

O dia 26 de setembro de 2011 esteve encoberto e frio o tempo todo em Curitiba. Nesse dia eu havia combinado com meus pais que sairia com eles direto do meu trabalho.

Mas então começou uma seqüência de fatos, uma cadeia de eventos inter-relacionados que culminou na foto abaixo. Primeiro, a saída com meus pais foi adiada para mais tarde, de modo que fui para casa depois do trabalho. Segundo, apesar do céu continuar encoberto, havia uma pequena e estreita faixa de céu aberto no horizonte oeste, que se formou no local certo e na hora certa. Prevendo que o sol passaria por tal abertura antes de se pôr, montei o equipamento de fotografia e esperei. Havia uma leve poluição, de maneira que o sol não estaria muito forte quando descesse no horizonte.

Quando o sol apareceu na abertura do céu, esperei mais um pouco para ele se aproximar do horizonte, e comecei a fotografar. Depois, pelo visor da câmera olhei a imagem do sol. Foi aí que percebi, na frente do disco solar, algo que parecia uma pequena nuvem ou talvez fumaça, compondo cenário com algumas outras nuvens rreais que passavam na frente do sol. Parecia uma mancha escura, e achei estranho.

Foi aí que levei um susto. A mancha se movia junto com o sol à medida que ele descia em direção ao horizonte. Foi quando me toquei: eram gigantescas manchas solares. Manchas que mostravam o quão violento estava o sol nesses dias. Fotografei mais.

Manchas solares são regiões de temperatura menor mas com campo magnético muito alto, relacionadas à períodos de alta atividade do Sol. Parecem manchas escuras se vistas com um filtro solar.

De fato, o sol estava atravessando um período de intensa atividade nesses dias. Grandes manchas eram esperadas, mas eu nunca havia sido um ativo observador do sol. Ocorre que quando vi tamanhas manchas, fiquei impressionado e decidi acompanhar mais de perto as variações de humor do sol.


ATENÇÃO: Nunca olhe para o Sol sem filtros apropriados, seja a olho nu ou com equipamentos. E, para olhar a olho nu, nunca use filme fotográfico velado, radiografias, filtros ND, filtros polarizadores etc. Use SOMENTE filtro de soldador número 14, adquirido em lojas de ferragens por preços irrisórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário