Olá pessoal! No último dia 30 amigos meus fotografaram um festival de halos no céu de Goiânia, onde moram. Lorenlay e Gustavo pegaram suas câmeras, cada um em seu local, e não deixaram passar em branco a bagunça que apareceu sobre suas cabeças.
Os tipos de halos envolvidos na festa foram: halo circular, halo circunscrito, arco circum-horizontal e círculo parélico.
No link abaixo vemos o halo circular (o halo em volta do Sol, por dentro, mais fraquinho), o halo circunsctiro (o halo em volta do Sol, por fora, tangenciando o circular nos pontos superior e inferior), e o círculo parélico (o halo branco que cruza o Sol). Este último é desprovido de cores por envolver apenas reflexão e não refração.
http://www.flickr.com/photos/lorenlay/6199016046/in/contacts/
(foto de Lorenlay Kern)
Abaixo vemos o halo circular, o circunscrito e o círculo parélico. Essa foto foi feita com o Sol mais alto no céu, próximo do zênite, de modo que a configuração dos halos parece um pouco diferente em relação à foto acima. O circunscrito está mais próximo do circular, quase coinidente. Esse tipo de halo se aproxima do circular à medida que o Sol sobe no céu, confundindo-se com ele quando o Sol está exatamente no zênite. E o círculo parélico está pequeno, menor que os outros halos. Isso se deve ao fato dele se encolher com a subida do Sol, desaparecendo em um ponto com o Sol no zênite.
http://www.flickr.com/photos/maia_gustavo/6198219990/in/contacts/
(foto de Gustavo Maia)
Abaixo vemos um trecho dos halos circular e circunscrito, também quase coincidentes, e o halo circum-horizontal na parte de baixo da foto.
http://www.flickr.com/photos/maia_gustavo/6198220142/in/contacts/
(foto de Gustavo Maia)
Parabéns aos dois por fotografarem esse belo espetáculo!
Mais informações, em inglês, sobre esses halos:
Halo circular:
http://www.atoptics.co.uk/halo/circular.htm
Halo circunscrito:
http://www.atoptics.co.uk/halo/circum.htm
Círculo parélico:
http://www.atoptics.co.uk/halo/parcirc.htm
Halo circum-horizontal:
http://www.atoptics.co.uk/halo/cha2.htm
domingo, 2 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário