quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Condição pré-frontal

Hoje a cidade de Curitiba viveu um dia de condição meteorológica dita pré-frontal. Essa condição diz respeito aos momentos que antecedem à entrada de uma frente fria, onde condições extremas de calor e tempestades podem ocorrer. A frente fria causou muitos estragos no Rio Grande do Sul, mas não deve ser muito ativa aqui no Paraná. Mesmo assim, as condições pré-frontais foram extremas. Ao meio-dia, um azul lindíssimo, quase sem nuvens. Mais no final da tarde, muitas nuvens se desenvolvendo e a temperatura mais alta do ano, de 33,6C no aeroporto Afonso Pena. E de noite, uma intensa atividade elétrica com raios e relâmpagos em várias direções, seguidos por uma chuva como há muito não se via. Neste exato momento, às 21:39, enquanto escrevo aqui, acabaram de dar 3 piques de luz (exatamente como deram na noite de terça, dia 10 de novembro, dia do apagão). Felizmente, tanto naquele dia como agora, não foram suficientes para desligar o computador.
A primeira foto foi tirada pouco depois do meio-dia; a segunda, às 17:50, e a terceira, às 21:10. A quarta foto mostra a chuva intensa varrendo a cidade como se fossem os pêlos de uma vassoura. Coincidentemente, exatamente enquanto eu tirava a foto, deu um relâmpago, iluminando a cidade.







Um comentário:

  1. Sai de bicicleta logo cedo nesse dia, mas com o passar do dia percebi o que me esperava noite, então, antes de ir ao serviço passei em casa e peguei a moto.

    Durante a chuva os bairros Bom Retiro, Mercês e Pilarzinho (conforme verificado da janela da sala do serviço) ficaram mais de 30min sem energia elétrica.

    Parabéns pelo Blog, continue nos presenteando com ótimo material!

    Vitor Chiandotti

    ResponderExcluir