sábado, 30 de janeiro de 2010

Show de Cores em Curitiba

Ontem, dia 29 de janeiro, estava eu com minha namorada Cris na Pizza Hut do Batel a partir das 19:45 mais ou menos. Chovia fraco mas o Sol brilhava próximo ao horizonte oeste, criando um belo arco-íris. Tão logo chegamos, o arco-íris diminuiu de intensidade, mas poucos minutos depois aumentou novamente, dando um show de cores no céu. Os arco-íris primário e secundário estavam presentes, os dois com seus arcos completos, quase meia volta.

Pouco depois, ainda, o arco-íris primário (o mais brilhante) mostrou um pouco dos chamados arcos de interferência, uma repetição das cores verde e violeta, fracas, depois da cor violeta principal. Chuva de gotas finas provocam esse fenômeno.

Recebi ligações da Melissa e, logo depois, da Juliana, avisando-me do arco-íris. As duas estavam encantadas! Encantada também ficou a Cris!

Enquanto isso, um show de raios ocorria, com alguns raios "atravessando" os arco-íris!

Eu não quis fotografar com a câmera na chuva, mas meu amigo João Júnior tirou algumas fotos do seu celular de dentro de um ônibus.



Foto de: João Muniz Júnior

O arco-íris primário da foto do Júnior mostra um tênue arco logo acima do arco-íris, uma leve cor vermelha formando um pequeno ângulo com o arco. Não sei o que pode ser isso. Já li sobre algo chamado "arco-íris gêmeo", que é muito parecido com isso e até hoje não foi explicado. Isso merece investigação, assim, obtendo a permissão do Júnior, mandarei sua foto para um dos maiores experts do mundo em ótica atmosférica, o Les Cowley, e tentar arrancar dele alguma informação.


Este link mostra um arco-íris gêmeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário