domingo, 18 de abril de 2010

Saída de Campo em 17 de abril

Na noite de 17 de abril o Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná organizou uma saída de campo para observação do céu. O local escolhido foi a Cordilheira do Santana, em Rio Branco do Sul.

Cheguei lá com minha namorada já de noite. O céu estava pobre em estrelas devido à presença de uma camada fina de nuvens altas que cobria praticamente todo o céu. Além disso, a presença de bastante material particulado no ar fez com que a poluição luminosa de Curitiba se espalhasse para o local, contaminando o céu.

Mas fizemos boas observações de alguns objetos celestes mais clássicos. Fizeram parte da lista o planeta Saturno, o aglomerado fechado Ômega do Centauro. os aglomerados e a nebulosa da região da Carina, a galáxia do Sombrero. Mais tarde, as nuvens altas desapareceram e o céu melhorou, passando para uma condição regular a boa. Nessa hora fiz duas fotos para testar meu equipamento novo para guiagem, que estão abaixo.

O fato do equipamento estar sobre a grama provocou problemas nas fotos, com o afundamento dos pés do tripé na grama durante a tomada das fotos. Tive que fazer um pouco de tratamento em uma delas para tentar melhorar um pouco os resultados.

A Nebulosa da Carina:
O Aglomerado Ômega do Centauro:

Um comentário:

  1. Ahhh se pudessemos ter tirado fotos assim em Paúba.....estava tão lindo o céu!!!! Mas pela falta de uma camera profissional e um aparelhinho que vc sabe qual é...rsrsrs..as fotos deixaram a desejar. Só valeu para se ter uma ideia do quanto estava lindo o céu neste fds. E as suas fotos como sempre arrasando.....Parabéns!

    ResponderExcluir