domingo, 23 de maio de 2010

Grande Mistério em Júpiter

Cada planeta do Sistema Solar, visto ao telescópio, tem uma característica marcante própria, uma assinatura particular. Vênus com suas fases como a Lua, Marte com sua cor vermelha característica e a presença de gelo em um dos pólos, Saturno com seus anéis... com Júpiter não é diferente. Ele possui duas faixas de nuvens próximas ao seu equador, circundando o planeta inteiro. São duas faixas mais escuras que o resto da superfície., chamadas faixas equatoriais.

Mas Júpiter parece ter perdido uma dessas faixas. Ou mais provavelmente, tenha tido essa faixa encoberta por nuvens mais altas. O fato é que o planeta agora parece ao telescópio com sua principal assinatura transformada. Para comparar, é como se Saturno perdesse metade do seu anel.

As fotos abaixo foram feitas pelo astrofotógrafo australiano Anthony Wesley. A da esquerda, tirada dia 4 de agosto de 2009, mostra as duas faixas mais escuras, correndo na horizontal. Na da direita, tirada dia 8 de maio de 2010, a faixa de baixo (a do sul) está desaparercida.



Essas nuvens têm mais de 430.000 km de extensão cada uma, dando toda a volta no planeta. O desaparecimento ou encobrimento de 430 mil km de alguma coisa é, no mínimo, surpreendente.

Quem tiver a oportunidade dê uma olhada no planeta em telescópio!

Um comentário:

  1. Realmente é surpreendente! Nem dá pra colocar a culpa no photoshop dessa vez! :D

    As coisas estão mudadas não só para nós, terráquios. Clima, estações, chuvas... não tem como mais fazer nenhum tipo de previsão, como antigamente.

    O que mais que falta agora?!

    Devolvam a nuvem de Júpter! Já!

    ResponderExcluir