segunda-feira, 21 de junho de 2010

Palestra em Centro Espírita

A convite de uma colega da empresa onde trabalho, a Nair, fiz uma palestra sobre Astronomia no Centro Espírita Ildefonso Correia, em Curitiba, no dia 19 de junho. O público alvo era um grupo de crianças assistidas, crianças essas que todo sábado comparecem ao centro para participarem de cursos e atividades diversas.

Tive uma ajuda muito especial da minha namorada, que me acompanhou e me ajudou na palestra, inclusive entretendo as crianças e tirando a maioria das fotos que acompanham esta postagem. Meus sinceros agradecimentos a ela!

Depois de aprenderem um pouco sobre os planetas, estrelas e outros objetos celestes de destaque, convidei a garotada a olhar a Lua pela janela, e depois a usar o telescópio no lado de fora. Mais uma vez minha namorada me ajudou muito, organizando a fila e convidando a todos a ver as crateras lunares "de pertinho". Ela chamou não apenas as crianças, os adultos que trabalham no centro também foram atraídos pelas belezas da Lua ao telescópio, mesmo sendo dia claro ainda.

Além dos agradecimentos à minha namorada, gostaria também de agradecer à Nair por ter me chamado para fazer tal palestra. Valeu!!

Antes da palestra as crianças já eram entretidas.

As crianças apreendendo um pouco sobre planetas e estrelas.

As crianças contam as estrelas em uma fotografia projetada. A foto mostrava o aglomerado Ômega do Centauro, o qual se diz conter um milhão de estrelas segundo estimativas.


A Lua crescente ao telescópio atraiu crianças e adultos, que nunca tinham sequer visto um equipamento desses.


Uma a uma, as crianças e os adultos viam as crateras lunares "de pertinho".

2 comentários:

  1. Nossa Fabiano!
    Muito legal essa sua iniciativa! Acho que as crianças devem ter adorado a sua visita e sua esplanação sobre o tema. É mto gratificante fazermos esse tipo de coisa!
    Parabéns mais uma vez, pelo seu trabalho!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Fabiano fiquei mto feliz com essa sua contribuição ao centro espirita e principalmente às crianças. É muito bom ensiná-las desde cedo a conhecer as maravilhas do Universo e consequentemente ensinando a preservar esse nosso planeta, tão carente de atenção. Continue assim viu? Lembra que eu falava pra vc que era bom começar a frequentar um centro para aprender tb sobre nossa vida espiritual???:) Quem sabe é um comçeo né? rsrs Independente disso, procure sempre ensinar um pouco àqueles que necessitam o muito que eles podem aprender.
    Beijão amigo e parabéns à sua namorada tb por estar do teu lado colaborando contigo.

    ResponderExcluir