domingo, 15 de agosto de 2010

Miragem

A miragem não ocorre apenas nas lendas dos andarilhos por desertos, que encontram um lago após dias sem água, somente para se aproximarem e se darem conta que o tal lago foi apenas uma "miragem". Esse fenômeno está presente no nosso dia-a-dia. Uma miragem bastante comum é a aparição de imagens invertidas de árvores, casas ou carros distantes sobre o asfalto de uma pista.

O sol intenso da tarde do dia 14 de agosto em Curitiba esquentou a parede externa do prédio onde moro de tal forma que se produziu uma miragem ao se olhar para baixo. A temperatura do ar era de 13C, mas o ar imediatamente em contato com a parede estava bem mais quente. Essa camada de ar quente produziu desvios nos raios de luz vindos do chão lá embaixo antes de chegarem aos meus olhos.

Na foto, a estrutura lá embaixo não tem aquele ângulo perto do prédio. O que se vê, na realidade, é quase um reflexo, como se houvesse um espelho. A imagem após a foto explica que o que se vê para baixo da linha da miragem, em vermelho, é o que está acima dela, invertido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário