sábado, 20 de novembro de 2010

Astrofotografias de 3 de novembro

No dia 3 de novembro, quarta-feira, fiz uma incursão à pousada Cainã para tirar algumas fotos do céu. A região de Curitiba estava experimentanto tempo aberto e agradável havia muitos dias, incluindo todo o feriadão de 2 de novembro (exceto na noite de sexta para sábado), e essa condição continuava no dia 3. Mas eu passei o feriado em Minas Gerais com minha noiva, onde o tempo não colaborou, culminando com muita chuva no domingo e na segunda. Era hora de recuperar as energias!

Um amigo, o Anderson, me acompanhou. Resolvi fotografar objetos mais fracos, para depois pegar alguns mais clássicos. Comecei com a Nebulosa Véu do Leste e a Véu do Oeste, remanescentes de uma explosão estelar. A do Oeste não ficou muito boa, mas deixo aqui a Véu do Leste.


Enquanto isso eu e o Anderson olhávamos pelo telescópio alguns objetos, como as duas Nuvens de Magalhães. Na sequência fui fotografar a Galáxia de Andrômeda, a única galáxia que vemos a olho nu com exceção das Nuvens de Magalhães.


O Anderson então me sugeriu ir para a Galáxia do Triângulo, ali na mesma região do céu. É uma galáxia fraca mas resolvi tentar.


Pretendia então fotografar as Nuvens de Magalhães, galáxias bem mais fortes e grandes. Mas explodiu um transformador ao longe e a energia na Cainã acabou. Como eu estava tanto com a câmera fotográfica como o tripé motorizado ligados na energia, a festa acabou. Mas logo depois, enquanto eu ajeitava as coisas para ir embora, algumas nuvens surgiram no céu para o lado de Curitiba. Iluminadas pelas luzes da cidade, adquiriram um belo tom avermelhado na paisagem da pousada. Além disso a constelação de Orion, com suas Três Marias, já havia nascido e estava misturada a essas nuvens.


Foi uma bela noite, pude aproveitar muito! Além das fotos vi pelo telescópio vários objetos dos quais estava muito saudoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário