sábado, 28 de maio de 2011

Conjunção Saturno Porrima

Nos últimos dias muita gente ligada à astronomia tem comentado sobre a conjunção entre Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter nas últimas horas da madrugada. Urano também tem estado mais ou menos na mesma região do céu. E quando a Lua passa por lá, a confusão está completa.

Mas para que tem dificuldades de acordar cedo, há uma outra conjunção em andamento, mas que anda meio renegada. Trata-se do planeta Saturno e da estrela Porrima, da constelação da Virgem. Na foto abaixo, a conjunção está no centro da foto, com Porrima à esquerda e Saturno à direita.



Esta foto foi tirada no dia 25 de maio de 2011 em Curitiba. No começo do mês que vem os dois corpos estarão em sua aproximação máxima, com pouco mais de 15 minutos de arco. Saturno então iniciará um movimento retrógrado, afastando-se da estrela pelo mesmo lado que veio se aproximando.

O esquema abaixo mostra a posição relativa do par. A linha vermelha indica o caminho de Saturno pelo céu, onde os números indicam o dia, a partir de 8 de maio na linha de cima, até dia 12 de junho na linha de baixo.



Lembrando: sempre clique nas imagens para ampliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário