terça-feira, 28 de junho de 2011

Pôr do Sol, eclipse, nascer da Lua - tirando o atraso!

Esses tempos andei ocupado com assuntos pessoais, mas o Sol e a Lua não pararam de dar espetáculos. Resultado: acúmulo de material! O dia mais importante em termos atmosféricos e celestes dentro dos últimos dias foi 15 de junho, dia do eclipse lunar total.

Mas esse eclipse foi limitado para nós aqui no Brasil, pois a Lua já nasceu eclipsada. Em Curitiba, especialmente, a grande poluição no ar causada pela falta de chuvas limitou ainda mais a visão do eclipse. Dessa forma, só pude começar a perceber a Lua quando ela inicou sua saída da sombra.

Um pouco mais tarde a Lua, já mais alta no céu e na fase parcial do eclipse, apareceu melhor.

O eclipse às 18:11

De qualquer forma, tentei pegar em foto a Lua ainda na fase de totalidade.

O eclipse às 17:59.

Não resisti e fiz uma brincadeira em HDR logo após a totalidade, já com uma pequena parte da Lua brilhando ao sol. O HDR é uma técnica utilizada para se tentar fotografar objetos com muita diferença de brilho. Com isso eu quis pegar detalhes tanto na área de sombra como na área iluminada da lua.

O eclipse em HDR.

O show continuou no dia seguinte, 16 de junho. O pôr do Sol foi lindo, com o disco solar afetado pela estratificação da atmosfera. Essa condição se deve ao fato do perfil vertical de temperatura não seguir o padrão normal, havendo camadas de inversão térmica (aumento da temperatura com o aumento da altitude). Note na foto que, do lado direito do disco solar, aparecem algumas manchas solares.


Aproximadamente uma hora depois, nasce a Lua por detrás da Serra do Mar!


Vamos ver o que os próximos dias nos reserva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário