quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Astrofesta

No sábado, dia 13 de agosto, eu e minha noiva Cris organizamos uma astrofesta para o pessoal do Clube de Astronomia (CACEP). O intuito era uma confraternização entre os membros do clube, um momento de descontração.


O céu estava limpo e, mais cedo, emprestei um telescópio do Mendonça, pois o meu estava em Campinas com meu pai, que o trazia de Minas de carro depois das minhas noites de observação na Fazenda Cartago (vide post anterior, de 9 de agosto). Lá pelas 14:30 fui à casa dela para ajudar na preparação da festa.

Poucos minutos depois das 18 horas fomos com o prof. Paulo, que já estava no encontro mas se retirava devido a um compromisso no litoral, lá para fora e vimos uma baita lua cheia, de cor amarela, baixa no nascente, fazendo contraste com o céu azul escuro. Compondo com algumas araucárias, a cena estava linda.

Mais tarde outros convidados começaram a chegar e fomos lá para fora dar uma olhada no céu. Estava quente e estrelado, apesar do brilho da lua. Conversamos bastante e vimos Saturno, aglomerado do Ptolomeu (M7), da Borboleta (M6) e a dupla do Albireo. Também divisamos um pouco da constelação do Cisne, que estou aprendendo a desenhar no céu. A Lua também foi vista pelo telescópio, apesar do seu brilho intenso.

Depois fomos para a parte gastronômica, com destaque para uma torta salgada feita pela Cris! Todos adoraram, inclusive eu.

Após os comes, liguei o projetor multimídia e projetei na parede algumas fotos feitas na fazenda Cartago. Antes, ninguém ainda havia visto as fotos pois eu não as havia liberado ainda. Fiz algumas pequenas explanações sobre os objetos encontrados nas fotos, e batemos muito papo acerca de assuntos astronômicos.

Foi um encontro muito gostoso, com muita descontração e observação naquela que foi a noite mais quente do mês de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário