sábado, 17 de setembro de 2011

Vôo Curitiba - BH - Curitiba

Olá pessoal, passei uma semana em Minas Gerais entre os dias 7 e 14 de setembro de 2011, sendo que minha noiva foi comigo, ficando até o dia 11. Claro que peguei minhas janelas no avião!

No vôo de ida, saimos de Curitiba sob chuva e frio, com nuvens baixas. Em Minas, contudo, o tempo estava ensolarado e quente. Ainda na altitude de cruzeiro mas já mais próximo de Belo Horizonte, fotografei a curvatura da Terra. Para tirar essa foto tomei o cuidado de fazer a linha do horizonte passar pelo centro do enquadramento, para evitar qualquer distorção causada pela lente. Ou seja, a curva mostrada no horizonte realmente estava lá.


Vocês podem perceber a curvatura da Terra estando em um avião, mas precisam olhar o horizonte prestando atenção. Um pouco de treino é bom. Quando vocês menos esperarem, ela estará lá.

No vôo de volta, novamente a partida em Belo Horizonte se deu com sol e calor, apesar da presença de algumas nuvens de média altitude. Em Curitiba, frio e garoa. As nuvens sobre a cidade, contudo, mostraram-me um fenômeno chamado "arco de contraste em nuvem" durante a descida. Na verdade, vou ainda pesquisar direito sobre esse fenômeno pois não o entendo direito.


O arco de contraste em nuvem é essa tênue faixa mais clara na superfície das nuvens, indo do primeiro plano até o horizonte. Não era nada inerente às nuvens pois ela se movia junto com o avião.

A curvatura no horizonte, aproveitando, não se refere à curvatura da Terra. É apenas distorção da lente.

Logo depois, exatamente no momento que o avião entrou na nuvem, apareceu, por um brevíssimo período, um "arco-íris de nuvem". Esse arco-íris é branco, ao contrário dos arco-íris convencionais. Ele se formou pois o sol ainda brilhava sobre as gotículas da nuvem. Desapareceu logo em seguida, quando o avião adentrou de vez na nuvem.


Debaixo dessas nuvens, estava 12 graus com garoa. Também ocorre garoa no momento que escrevo esse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário