sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Conjunção Lua - Acrab

    Ontem, dia 20 de setembro, descobri por acaso que a Lua ia passar quase tirando tinta da estrela Acrab, pertencente à cabeça da constelação do Escorpião. De fato, mais ao sul, em Buenos Aires, haveria uma ocultação. Isso ocorreria mais ou menos entre 20:30 e 21:00. Preparei-me então para ver o evento aproveitando o céu completamente limpo e livre de impurezas, condição assegurada após a passagem de uma frente fria no dia anterior.

    Peguei meu telescópio às 20 horas e apontei a Lua. Lá estava a estrela, muito próxima do limbo escuro, conferindo à imagem um belo espetáculo. Mais tarde, depois das 20:30, a Lua estava mais próxima da estrela e aproveitei para tirar algumas fotos. às 21 horas, o céu fechou repentinamente com nuvens vindas da Serra do Mar.

    De tempos em tempos a Lua passa perto ou mesno na frente de estrelas e planetas. Aconteceu um caso desses com Júpiter no dia 8 de setembro, como comentado na postagem anterior deste blog.
A Lua passa pertinho da estrela Acrab, que se encontra quase colada no limbo lunar, à direita e acima. Clique na foto para ver a estrela. Um pedaço da constelação do Escorpião aparece à esquerda da foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário