quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cometas de 2013


Olá pessoal,

Este ano de 2013 pode ser um ano bom com relação a cometas. No presente momento temos dois cometas se aproximando do Sistema Solar interno e, portanto, da Terra. Um deles é o Panstarrs, e o outro é o Lemon. Em novembro, se tivermos sorte, ainda poderemos ter o cometa Ison.

Esses cometas ainda estão invisíveis a olho nu, portanto binóculos ou telescópios são necessários para se ver seus núcleos. O cometa Lemmon está com brilho maior que o Panstarrs e, portanto, tem sido alvo de caçadas por parte dos astrônomos amadores. Se você quiser tentar vê-lo, pegue um binóculo e o procure nos locais indicados na carta abaixo onde a posição do cometa está plotada para cada dois dias.

Caminho do cometa Lemmon em fevereiro de 2013.
Fonte: http://www.psychohistorian.org/display_article.php?id=201301231248_comet_lemmon.content
O Cruzeiro do Sul é a referência para se chegar nele. Ache o Cruzeiro (identificado como Crux na carta acima), localize seu braço maior e siga na direção dessa linha a partir da estrela de Magalhães, a que está na ponta da cruz. Nos dias 17 a 20 de janeiro ele passou por dentro da constelação, e desde então tem se dirigido em direção ao Pólo Sul Celeste, o ponto do céu na direção sul em torno do qual as estrelas parecem girar ao longo da noite (o centro dos círculos na carta). Estando tão próximo desse ponto, o cometa não se põe em nenhum momento para a maior parte do Brasil, condição conhecida como "circumpolar".

Lembre-se de se afastar da cidade grande, caso esteja em uma delas.

Boa sorte!

O cometa Lemmon, fotografado na praia de Atami, litoral do PR, no início da madrugada de 19 de janeiro. Ele é o pontinho verde perto do centro da foto. As estrelas do Cruzeiro do Sul são as mais fortes nos 4 cantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário