segunda-feira, 7 de junho de 2010

Poluição Luminosa

Muito se fala em poluição do ar, da água, do solo, dos rios, dos mares, sonora, visual... já outras formas de poluição são menos faladas em meio à sociedade, como a poluição eletromagnética, poluição térmica e a dita poluição luminosa.

Essa última trata-se da intrusão de luz artificial em um ambiente no período noturno. O crescimento das cidades tem contribuído em muito no aumento desse tipo de poluição, que causa efeitos adversos na fauna, nas pesquisas astronômicas e na nossa saúde. Além disso ocasiona gastos desnecessários de energia com luzes apontadas para o céu, não aproveitadas efetivamente.

Por exemplo, iluminárias em forma de globo se constituem em bons exemplos de sistemas de iluminação mal projetados. O globo direciona luz para todas as direções. Ou seja, praticamente metade da energia gasta é perdida, com luz indo também para cima ao invés de somente para baixo, onde realmente seria desejada.

As fotos abaixo foram tiradas em Curitiba no dia 7 de junho de 2010, e mostram o efeito de um único holofote apontado para o céu. Apesar dos holofotes serem utilizados apenas em ocasiões festivas, constituem-se em bons exemplos da influência de luzes direcionadas para cima.


Esta última foto foi cortada de propósito.

Um comentário:

  1. Aqui na terrinha, é o que mais tem esses holofotes. Às vezes, dá até congestionamento entre luzes... Uma vez contei 4 destes holofotes.

    ResponderExcluir