quinta-feira, 8 de julho de 2010

Investidas Astrofotográficas

Na última semana os estados do sul, sudeste e centro-oeste do Brasil estiveram sob o domínio de uma grande massa de ar seca. Em Curitiba, o sol durante o dia todo garantia uma temperatura agradável à tarde mesmo sendo auge do inverno. À noite, estrelas brilhavam pelo menos nas primeiras horas antes da neblina característica da Serra do Mar tomar conta da cidade.

Meu amigo Júnior me convidou para uma investida astrofotográfica na pousada Cainã, na quinta-feira dia 1° de julho, para que ele pudesse tirar fotos para um concurso interno da empresa onde trabalha. Aceitei, fomos lá e foi um sucesso. Ele tirou fotos com exposições muito longas para criar rastros de estrelas, e eu fiz uma foto panorâmica do céu inteiro. Mas com o Júnior querendo mais fotos, combinamos uma nova ida à Cainã para segunda-feira, dia 4.

Na segunda o tempo continuava bom e, dessa vez, fiz algumas fotos de céu profundo. O Júnior continuou com suas fotos. E como a previsão do tempo ainda garantia céu limpo na terça, combinamos uma terceira e última sessão de fotos para esse dia.

Foi o melhor dia. O céu estava mais límpido devido á redução da camada de poluição e pude tirar muitas fotos de objetos de céu profundo, como as nebulosas da Carina, da Trífida, da Lagoa, da Águia, Ômega e do Anel, assim como a galáxia do Sombrero e algumas galáxias na região da Virgem. O aglomerado Ômega do Centauro também foi alvo das minhas lentes.

As fotos serão divulgadas neste blog depois de serem processadas. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário