domingo, 25 de julho de 2010

Vôo Curitiba - Belo Horizonte

No dia 24 de julho de 2010 fiz um vôo entre Curitiba e Belo Horizonte. O vôo em si foi muito tranquilo, sem turbulência em todo o trajeto de 980km. O avião saiu às 20 horas de Curitiba, já noite.

Durante a compra da passagem já havia reservado minha poltrona à janela esquerda da aeronave. Lá em cima, fiz a festa! Do lado esquerdo vi os planetas Mercúrio, Vênus, Marte e Saturno. Pouco depois avião passou sobre a cidade de São Paulo, a 11 mil metros de altitude.

A cidade de São Paulo

Proximidades de São Paulo


Mas o que me cativou muito foi o tênue brilho da Lua quase cheia, que estava no outro lado. Lá de cima a atmosfera apresentava um brilho azulado próximo ao horizonte, numa faixa estreita. Era como se fosse uma fumaça, mas uma fumaça com uma cor natural e bela. Enquanto pequenas cidades passavam lá em baixo, encostei-me à janelinha do avião e coloquei as duas mãos em conxa para me proteger da luz interna. Assim, eu praticamente me senti como se estivesse lá fora, olhando o planeta Terra lá embaixo com aquele brilho tênue e prateado da Lua. Com um certo treinamento em outros vôos em perceber a curvatura da Terra e com uma certa capacidade de abstração, senti-me como se estivesse em um vôo sub-orbital ao invés de um avião de carreira.

O planeta Vênus, as cidadezinhas e o brilho lunar

Pouco depois o planeta Vênus, baixando em direção ao horizonte, atingiu a faixa azulada da atmosfera e começou a variar de brilho. Ele acendia e apagava lentamente, sendo que ese efeito ficava cada vez mais intenso à medida que o planeta se aproximava do horizonte. Havia momentos em que chegava a desaparecer, somente para reaparecer brilhando intensamente poucos segundos depois.

O avião começou, então, a descer para pousar em Belo Horizonte, e comecei a fixar meu olhar em Vênus que estava quase encostado ao horizonte. Queria vê-lo se pôr. De fato, poucos minutos depois, ele simplesmente desapareceu como um passe de mágica.

Ou seja, foi um vôo magnífico!

3 comentários:

  1. Obrigada por nos mostrar essa beleza toda! Como é bonita a paisagem noturna lá de cima não é? Qual as caracteristicas que vc usou na foto? Digo, abertura, ISO, etc..etc...Só curiosidade!!! Beijos Fabi!!! Aproveite BH e depois me conte as novidades tá? ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Serena!! Usei uma lente bem luminosa que tenho, que opera em f 1.8 e usei ISO 1600. A velocidade nas fotos das cidades foi 1/20, mas na do céu foi de 0,6s.

    Mesmo assim dei uma boa puxada no histograma pelo PhotoShop para aumentar o brilho e depois usei o Noiseware para reduzir a granulação.

    ResponderExcluir
  3. Sobrevoar pelo estado de São Paulo é bem legal... É tanto ponto luminoso no meio da escuridão... E vc foi realmente presenteado, pois pode observar tb a lua e Vênus!

    ResponderExcluir