quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cumulus Humilis

Hoje foi um dia de tempo seco e estável em Curitiba. Normalmente, com tempo seco, o céu amanhece limpo, depois formam-se algumas nuvens estilo cogumelos no céu à tarde, e à noite elas desaparecem. São as nuvens cumulus, típicas de tempo bom.

As cumulus têm vários estágios de desenvolvimento. Ao aparecerem elas são normalmente pequenas, com alturas menores que suas bases. São as cumulus humilis. Pode ocorrer de, com um desenvolvimento posterior, suas alturas fiquem iguais às suas bases, passando então ao estágio de cumulus mediocris.

Se for um dia bem quente as cumulus continuam se desenvolvendo e acabam colando-se umas às outras, formando grandes paredões de nuvens. São as cumulus congestus. E, caso haja energia para mais desenvolvimento, elas se transformam na mais ameaçadora e agressiva das cumulus, as que provocam as grandes tempestades de verão, com pancadas rápidas de chuva pesada. São as cumulu-nimbus.

Hoje em Curitiba elas chegaram apenas ao primeiro estágio, a humilis, com algumas cumulus mediocris isoladas no começo da tarde, devido à ausência de um aquecimento mais acentuado.

Nuvens Cumulus humilis

Um comentário:

  1. Pensa num lugar que fez calor hoje! Quase virei pão de queijo aqui em casa! O céu aqui tava parecido com o de Curitiba.
    Foi um entardecer muito bonito, com um desfecho maravilhoso: passagem da ISS estupidamente brilhante!
    Ah, vi por acaso! Por isso que é bom ter essa mania de olhar pro céu!

    ResponderExcluir