sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sobre a recente matéria quanto ao nosso signo

Tem sido divulgada pela mídia uma matéria sobre um astrônomo que “descobriu” que o calendário do zodíaco estava errado e que há um novo signo, além dos 12 tradicionais. Segundo a matéria, alguém de Capricórnio poderia ser de Sagitário, na verdade.

A matéria pode ser lida no link abaixo:

http://br.noticias.yahoo.com/s/13012011/48/manchetes-astronomo-afirma-calendario-zodiaco-errado.html

Para uma matéria ir a público, há que se passar por revisões de editores que não são da área à qual a matéria faz alusão. O resultado é uma matéria distorcida, apesar de baseada em fatos verdadeiros. Além disso, há a possibilidade de alguém querer promover o seu instituto, publicando uma matéria de repercussão.

Primeiramente, o que é signo? O que significa dizer que alguém é de Câncer, por exemplo? Simplesmente, que o Sol estava na frente da constelação de Câncer quando do nascimento da pessoa.

Mas realmente, alguém nascido em 6 de julho por exemplo, vindo a ser de Câncer segundo a Astrologia tradicional, pode pegar qualquer software de simulação do céu (como o Stellarium, um software livre que simula o céu em qualquer local do mundo em qualquer data e em qualquer horário) e tirar a prova. Ela pode mudar a data para a do seu nascimento, ligar as constelações e ver “dentro” de qual constelação o Sol se encontrava. Provavelmente teria uma surpresa, pois o Sol seria mostrado dentro de Gêmeos, vizinha do Câncer. Então a pessoa nascida em 6 de julho é de Gêmeos? Sim, segundo a astronomia. Não, segundo a astrologia tradicional. Explico mais abaixo.

O Sol em Gêmeos no dia 6 de julho de 2010

O que foi publicado na matéria acima já era conhecido há pelo menos 2140 anos, desde Hiparco. Não foi “descoberto” agora. Qualquer software de simulação do céu mostra esse conhecimento. O que ocorreu foi que, em função de um determinado movimento da Terra chamado Precessão, ocorre uma lenta “rotação das constelações” se consideradas as mesmas datas em anos subsequentes. O movimento completo dura 26 mil anos. O calendário astrológico tradicional remonta há uns 3 mil anos, então já houve uma considerável mudança na posição das constelações até os dias de hoje. Mas o calendário astrológico tradicional não foi mudado. Se a pessoa nascida em 6 de julho simular o céu no dia do seu nascimento mas há 3 mil anos, verá o Sol realmente dentro de Câncer.

O Sol em Câncer no dia 6 de julho de 1000 A.C.

Além de tudo isso, em dezembro o Sol "cruza" uma constelação que não consta na lista tradicional, chamada Ofiúco. Por vezes essa constelação é chamada "O Décimo Terceiro Signo do Zodíaco".

Portanto, cuidado: nada de novo na matéria acima! Todo o conhecimento descrito lá já havia sido descoberto há milhares de anos! Não se deixem enganar por matérias aparentemente de impacto!

Também não deixem de ter o devido respeito tanto aos astrônomos como aos astrólogos. Os astrônomos fazem o seu trabalho com dedicação, e os astrólogos também fazem o seu, com a mesma dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário