sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Arco-Íris Terciário na Alemanha

Recentemente uma foto histórica foi publicada no site de Ótica Atmosféria (http://www.atoptics.co.uk/), mantido pelo expert no assunto Les Cowley. Trata-se de uma foto de um arco-íris terciário.

A imagem que fazemos de um arco-íris é a de um grande arco colorido no céu, no lado oposto ao sol. Por vezes, quando olhamos para um arco-íris, podemos ver um segundo arco por fora dele, com a ordem das cores invertida e mais fraco. O arco-íris mais forte é chamado primário, e o outro é chamado secundário.

A luz solar interage com uma gota de chuva para produzir os arco-íris. O primário é formado quando um raio de luz que vem do sol sofre uma refração ao entrar na gota, então sofre uma reflexão lá dentro e uma nova refração para sair da gota. Já o secundário é formado por uma refração, duas reflexões e uma refração.

Mas os raios de luz podem sofrer mais que duas reflexões dentro da gota. O arco-íris formado com 3 reflexões é chamado terciário, ou de terceira ordem; o formado com 4 reflexões é chamado quaternário, ou de quarta ordem, e assim por diante. Ocorre que os arco-íris terciário e quaternário se formam no mesmo lado do sol, e não no lado oposto como o primário e o secundário. E, da mesma forma que reparamos que o secundário é bem mais fraco que o primário, o terciário é bem mais fraco que o secundário. Além diso, há o brilho do sol que atrapalha sua visualização. O quaternário então nem se fala, é mais fraco que o já fraco terciário.

Recentemente, contudo, apareceu uma foto que, depois de imensamente processada e tratada, revelou o fraco arco-íris terciário. Foi tirada na Alemanha, sendo que o posicionamento das nuvens de chuva contribuiram para reduzir o ofuscamento do sol. Vejam a foto:


Foto de: Michael Großmann

A foto "A" é a original, enquanto que a "B" foi processada para revelar o arco-íris terciário.

Informações extras se encontram em http://www.atoptics.co.uk/rainbows/ord34.htm em inglês.

O arco-íris de quinta ordem é extremamente fraco, sendo mais fraco que o quaternário. Sua vantagem, porém, é que volta a ocorrer no lado oposto do sol. Ele ocorre quase junto do secundário, as cores vermelhas de ambos quase coincidem, mas suas outras cores se distribuem para o outro lado em relação ao secundário. Ou seja, o arco-íris de quinta ordem ocorre dentro da chamada Faixa Escura de Alexander, uma faixa mais escura do céu entre os arco-íris primário e secundário. Não existem fotos aina desse arco-íris. O desafio está lançado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário