domingo, 15 de janeiro de 2012

Júpiter

Na postagem anterior mostrei alguns halos que apareceram na viagem que eu e minha esposa fizemos à pousada Cainã, no dia 17 de dezembro de 2011. Mas as atividades não pararam por aí, pois no dia 18 diversas iridescências apareceram nas nuvens enquanto estávamos na piscina da pousada. Iridescências são cores metalizadas nas nuvens, normalmente verdes, vermelhas e rosas, causadas pela interãção da luz solar nas gotículas de água que compõem essas nuvens.

Já de volta a Curitiba, o planeta Júpiter aparecia num céu limpo, pedindo para ser fotografado com telescópio. Atendi ao seu pedido. Quando observei-o, notei a Grande Mancha Vermelha e também uma outra tempestade, bem forte. Na foto abaixo, a mancha aparece na faixa marrom de cima, à esquerda, e a tempestade na faixa de baixo à direita, como uma mancha elíptica e escura.

Àdireita do planeta aparecem três dos seus satélites principais. Do mais próximo ao mais afastado: Europa, Io e Calisto. O outro satélite, Ganimedes, estava fora do campo de visão, do outro lado do disco do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário