sábado, 24 de novembro de 2012

Halos de 23 de novembro

     Apesar de estarem bem fracos, no dia 23 de novembro alguns halos apareceram no céu de Curitiba por conta das nuvens altas na dianteira de uma frente fria. Um deles é classificado como raro pelo mestre da ótica atmosférica Les Cowley, dono do site www.atoptics.co.uk.

     Eram pouco depois das 19 horas no horário de verão quando notei um brilho no céu, acima do Sol. Estava ficando um pouco mais forte e percebi que era um arco tangente superior. Alguns minutos mais tarde um halo circular, antes aos pedaços, foi ficando mais completo. Mas era um trecho de halo mais à esquerda do circular, muito fraco, que mais me chamou a atenção por ser raro: o arco supralateral.

     Gostei da cena, apesar do fato de não estarem intensos. Rendeu algumas fotos:

Halo circular, redondo com o Sol no centro; arco tangente superior, o brilho na parte de cima do circular; e o arco supralateral, bem mais à esquerda

O arco tangente superior e o halo circular abaixo
     O arco tangente superior e o arco supralateral são causados pela refração da luz solar em cristais de gelo com a forma de prismas hexagonais longos. Já o circular é formado pela refração em placas hexagonais finas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário