quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sequência de Crepúsculos em Curitiba

Os crepúsculos são momentos mágicos. A mudança de luz entre o dia e a noite pode render belos degradês de cores, especialmente quando nuvens altas estão presentes. Amarelos e vermelhos se misturam aos diferentes tons de azul do céu, deixando o momento do crepúsculo ainda mais mágico.
 
Tive a oportunidade de vivenciar 4 dias seguidos com crepúsculos de fogo em Curitiba, em que nuvens altas tingiram-se de amarelos e vermelhos vivos, contrapondo-se ao azul escuro de fundo do céu. No primeiro desses dias eu estava na cidade vizinha de Campo Magro, pertencente à região metropolitana de Curitiba, participando de um churrasco de confraternização do Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná (CACEP), do qual faço parte.
 
Foi no dia 8 de dezembro e foi uma surpresa, pois o dia todo foi tempestuoso, com chuvas fortes intermitentes, trovões e nuvens carregadas. Na realidade foi bastante divertido. Mas o pôr do Sol nos reservou um belo espetáculo de cores vivas e quentes e até um trecho de arco-íris vermelho.





No domingo, dia 9, também não imaginava que haveria um espetáculo, pois o dia foi bastante nublado. Mas minha esposa falou que haveria um pôr do Sol para vermos. Realmente, no final da tarde o Sol apareceu, apesar de ainda ter muitas nuvens baixas. Mas logo em seguida nuvens bem baixas, vindas da Serra do Mar, cobriram todo o céu.
 
No pôr do Sol, surpresa! As nuvens baixas sumiram, deixando à mostra um céu todo avermelhado! Minha esposa tinha razão.




O dia 10 foi ensolarado de manhã e nublado à tarde, com chuva pesada. Mas houve nova surpresa no pôr do Sol. Mais nuvens altas deram um show, tingindo-se das tradicionais cores quentes. Dessa vez, contudo, eu estava sem a câmera que normalmente uso.




O crepúsculo do dia 11 também me pegou de surpresa. O dia foi bastante nublado e nada indicava uma abertura no pôr do Sol. Encontrei-me com meu amigo João Júnior no shopping Crystal e ainda estava lá durante o início do anoitecer. Não vi o céu, mas percebi que a cidade não estava tingida de vermelho como das outras vezes. Contudo, quando fui para casa, vi belas nuvens no final do anoitecer no horizonte, que renderam um belo espetáculo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário