domingo, 7 de março de 2010

Arco de Contraste

No dia 3 de março tive que fazer uma viagem de avião de Curitiba ao Rio de Janeiro a serviço. Como a empresa cuida da reserva do vôo através de uma agência de turismo, cheguei na sala da agência no aeroporto já com o check-in feito. Meu lugar no avião: 12C. Pensei "não quero!" Pedi ao atendente da agência, quando fosse despachar minha bagagem, que mudasse para uma janela direita. Eu queria pegar o lado contrário ao Sol para ter uma melhor vista e talvez perseguir alguns fenômenos atmosféricos.

Ele voltou com um novo cartão de embarque. Dessa vez meu lugar era o 17A. Fiquei tentando lembrar se o A era no lado esquerdo ou direito do avião. Não lembrava, então deixei quieto. Descobriria quando entrasse na aeronave.

Dentro do avião vi que o lado A era o esquerdo. Pensei "não quero!" Mas não tinha o que fazer. Bem, deixei todos os passageiros entrarem e então procurei um lugar vago à janela direita. E não é que tinha, ali perto? Ficava no 20F! Fui para lá!

E fui recompensado durante o vôo. Além das vistas do litoral do Paraná com a Ilha do Mel sob um sol danado, vi um fenômeno chamado "arco de contraste". Esse arco se forma sobre o topo de algumas nuvens e só pode ser visto de avião ou sobre uma alta montanha. Trata-se de um arco esbranquiçado sobre as nuvens, centrado no ponto anti-solar (o ponto oposto ao sol).

Vejam as fotos:

Um comentário:

  1. Ficou muito bonita a foto Fabi!!!! Muito interessante esse fenomeno....Beijos

    ResponderExcluir