segunda-feira, 29 de março de 2010

O Crepúsculo do Aniversário

Hoje foi um dia especial para Curitiba. Não somente pelo aniversário da cidade, que completa 317 anos desde sua fundação... também pela confusão meteorológica, que fazia o céu de qualquer momento não lembrar em nada o céu de 30 minutos antes.

Amanheceu apenas nublado, depois de intensas chuvas na noite anterior. No final da manhã, uma chuva intensa se abateu, acompanhada de vento que me fez ficar todo molhado na hora do almoço, mesmo com guarda-chuva. Sorte que eu estava de bota impermeável. Estava mais frio ao meio-dia, com 19 graus, que às 8 da manhã, quando estava 20,5 graus. Outra pancada violenta de chuva caiu no começo da tarde. Depois a chuva se afastou para leste e o sol apareceu a oeste, revelando um belo arco-íris. Pouco tempo depois, lá pelas 17 horas, quase todas as nuvens sumiram. Fazia um calor gostoso, de 20,5C.

No pôr do Sol, às 18:20, o céu estava quase totalmente azul, com uma bela formação de nuvem a oeste, no poente. Era uma nuvem de grande desenvolvimento vertical, daquelas que se forma com calor. Era como se tivesse feito um calor terrível durante a tarde, com sol ardente. Essa nuvem, ao se desenvolver, pegou uma região com ventos de altitude. O resultado foi um cisalhamento da nuvem para a esquerda.

Essa nuvem, juntamente com uma irmã igual mais afastada, projetou uma sombra que percorreu todo o céu, originando os chamados raios crepusculares e anti-crepusculares. No nascente, a Lua aparecia no prolongamento desses raios.

À noite, o belo planeta Saturno fez sua aparição logo à esquerda da Lua, revelando uma bela visão ao telescópio. Mais tarde, uma neblina cobriu a cidade, vinda da Serra do Mar, deixando o céu encoberto e com visibilidade prejudicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário