domingo, 21 de março de 2010

Astronomia de Calçada em Curitiba - resultados no Colégio

Ontem, 20 de março, realizou-se no mundo todo a Quarta Noite Internacional da Astronomia de Calçada. Curitiba teve uma tarde muito quente, e isso provocou uma chuva de verão aproximadamente às 16 horas. Mas o céu tinha jeito que ia abrir.

De qualquer forma, estávamos todos escalados para recebermos o público nos diversos locais da cidade citados nas postagens anteriores. No meu caso particular, meu local seria o pátio do Colégio Estadual do Paraná.

Realmente o céu começou a abrir aproximadamente às 18 horas, mas ainda deixando algumas nuvens de média altitude. Meus colegas escalados para os outros locais da cidade pegaram seus equipamentos no colégio e seguiram para seus destinos. Eu fiquei no colégio com minha namorada Cris e mais alguns colegas.

À noite o céu estava com várias aberturas grandes por onde o planeta Marte e muitos outros objetos celestes interessantes brilhavam. Primeiramente compareceu ao local uma professora do colégio, colega da minha namorada, trazendo suas filhas. Marte encantou as crianças. Foram apresentadas à elas, também, o aglomerado Caixinha de Jóias, M41, Nebulosa de Órion e Nebulosa da Carina. Mais tarde, quando uma nuvem maior cobriu grande parte do céu, partimos para o plano B, anteriormente preparado para um caso desses. Numa tenda próxima, um projetor de multimidia estava montado, projetando o software Stellarium, que simula o céu. Mais pessoas chegaram ao local, e todo mundo assistiu a uma apresentação do céu feita pelo prof. João Carlos e pelo ilustre prof. José Manoel, que compareceu ao local.

Depois de uns 20 minutos o céu apresentou boas aberturas, onde Saturno resplandecia. Chamei a Cris, minha namorada, para vê-lo. Nunca tendo tido essa visão antes, ela ficou encantada com os anéis do planeta. Fui então avisar o pessoal que assistia à apresentação que o céu abrira, dessa vez quase totalmente. O planeta Saturno já se encontrava alto e todo mundo ficava maravilhado com a visão.

Nesse momento o Lucas, que estava assessorando o público próximo ao teatro do SESC da Esquina, se juntou a nós. Comentou que lá foi um sucesso.

Mais tarde, as primeiras pessoas já haviam ido embora e chamei minha namorada à tenda para ver uma apresentação que eu montara anteriormente, com fotos tiradas por mim. O prof. João se encontrava lá também. No final da apresentaçãop, o prof,. Amauri chamou a Cris dizendo que novas pessoas haviam comparecido ao local: um aluno da quinta série dela e seus pais.

E foi desse aluno que partiram os "uauuuu's" mais emocionantes da noite. O planeta Saturno o encantou tremendamente, assim como a todos os outros presentes. Os pais dos alunos também ficaram encantados com a visão dos anéis.

O garoto conheceu, então, Marte, a Caixinha de Jóias, Nebulosa de Órion, M41, Nebulosa da Carina, o grande aglomerado na Carina e o aglomerado NGC 3114 (também na Carina). Cada um desses objetos, principalmente o grande aglomerado na Carina, despertou um grande "uauu" do garoto. Ele não queria sair, mesmo com a insistência da mãe após às 23 horas. Ele me perguntava o que mais tinha para se ver no céu. Seus pais também ficaram maravilhados com a quantidade de estrelas nos aglomerados da Carina.

Muitas pessoas sairam com novas imagens do céu, que ficarão na lembrança, novas concepções e a certeza que não só de planetas é feito o céu.

Abaixo disponibilizo duas fotos das pessoas assistindo à apresentação do Stellarium, enquanto o céu estava fechado.



Um comentário:

  1. Olá Fabiano! Adorei o post. Deve ter sido uma agradabilíssima noite, ainda mais com crianças. É muito bom saber para ensinar!
    Parabéns pelo belo trabalho que vc e seus amigos fazem por aí!

    ResponderExcluir